Mais de 1.200 trabalhadores em postos de combustíveis de Campo Grande já passaram pelo treinamento de segurança, com base na NR-20, que introduziu um maior conceito de gestão de segurança e saúde no trabalho, contra fatores de risco de acidentes provenientes de atividades que envolvam o recebimento, armazenamento, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. A NR-20 estabelece requisitos mínimos. Novas turmas de profissionais do setor estão sendo formadas junto ao Sinpetro/MS (sindicato patronal), para começar em breve.

Enquanto isso, começou em Três Lagoas, o treinamento de profissionais daquela  cidade. Em Dourados já foi executada uma primeira etapa e novos treinamentos, para outras turmas, serão realizados em breve.

Adequando-se à NR-20 o revendedor (posto) estará implantando em seu estabelecimento, um completo sistema de Gestão, de Segurança e Saúde no trabalho que lhe permitirá operar com maior Prevenção e controle de falhas.

Para efeito desta norma, as instalações são divididas em três classes de acordo com atividade e o volume de combustíveis armazenado no estabelecimento. Os postos foram enquadrados na Classe I devido à atividade ligada a inflamáveis e/ou  líquidos combustíveis com capacidade de armazenamento maior que 10.000 litros e menor que 5 milhões de litros e/ou armazenamento de Gases inflamáveis acima de 2 ton. Até 60 ton.

A NR-20 exige que vários documentos sejam desenvolvidos e atualizados para comprovar a  adequada gestão de segurança, saúde e meio ambiente do posto, sendo todos arquivados em cumprimento com o Prontuário de Instalação.

O prontuário deverá conter divisórias para ordenar o arquivamento dos principais documentos tais como :

PROJETO DE INSTALAÇÃO;

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS;

PLANO DE INSPEÇÃO E MANUTENÇÃO;

ANÁLISE DE RISCOS;

PLANO DE PREVENÇÃO E CONTROLE DE VAZAMENTOS, DERRAMAMENTOS, INCENDIO E EXPLOSÕES E IDENTIFICAÇÃO DAS FONTES DE EMISSÕES FUGITIVAS;

CERTIFICADO DE CAPACITAÇÃO DOS TRABALHADORES ;

ANÁLISE DE RISCOS E PLANO DE RESPOSTA E EMERGENCIAS.

A norma (NR-20) estabelece que todos os trabalhadores dos postos de serviços DEVEM SER TREINADOS E CERTIFICADOS, para trabalhar nas diferentes funções, tomando conhecimento sobre os perigos, riscos e sobre procedimentos para situações de emergências.

O SINPOSPETRO/MS acompanha as ações do sindicato patronal, que desde o ano passado tem se preocupado em atender as determinações contidas na referida Norma. Ele firmou convênios com empresas especializadas e com profissionais com proficiência nos assuntos para atender a todos os itens da NR-20. Somente na Capital já foram capacitados mais de 1200 funcionários e novas turmas já estão se formando. No interior especificamente em Dourados e Três Lagoas já foram capacitados mais de 300 trabalhadores e com novas turmas em andamento.

Nos próximos dias os treinamentos vão chegar a Nova Andradina, Corumbá, Jardim e Coxim.